QUIROPRAXIA: ENTENDA TUDO SOBRE ESSA ESPECIALIDADE DA FISIOTERAPIA

QUIROPRAXIA: ENTENDA TUDO SOBRE ESSA ESPECIALIDADE DA FISIOTERAPIA

Concebida em 1895 por Daniel David Palmer, nos EUA, a Quiropraxia constitui-se como uma filosofia de tratamento centrado no realinhamento vertebral através de técnicas de manipulação. Etimologicamente, seu nome faz referência a “Quiro” (mãos) e “praxis”(prática).

QUAL PROFISSIONAL PODE REALIZAR A QUIROPRAXIA?

No Brasil, o COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional),  através da resolução 220 de maio de 2001, estabelece a Quiropraxia como uma especialidade da Fisioterapia. 

O Dr. Bruno Lopes, é Fisioterapeuta especialista em coluna, com 17 anos de experiência, pós graduação em ortopedia, e formações em técnicas avançadas como a Quiropraxia, Maitland, Mulligan, Pilates clínico, Mackenzie que serão utilizadas para melhorar de maneira definitiva das dores na coluna causada por hérnia de disco.

O Fisioterapeuta, é o profissional de nível superior, com conhecimentos de anatomia humana, biomecânica, fisiologia humana, cinesiologia, traumato-ortopedia, sendo altamente capacitado para avaliação e execução das técnicas de quiropraxia de maneira segura e eficaz.

Portanto, a quiropraxia NÃO É e NÃO PODE SER UTILIZADA POR MÉDICOS, uma vez que esses profissionais não possuem capacitação teórica e prática para aplicação da técnica. 

Logo, quiropraxia segura e eficaz é oferecida por FISIOTERAPEUTA ESPECIALISTA.

COMO FUNCIONA O TRATAMENTO COM A QUIROPRAXIA?

Basicamente, o Fisioterapeuta especialista avalia detalhadamente a coluna vertebral do paciente, através de testes clínicos científicos. Em seguida, seleciona de maneira criteriosa as regiões da coluna que podem e devem ser manipuladas.

QUAIS LESÕES DA COLUNA A QUIROPRAXIA TRATA?

A quiropraxia é muito eficaz para tratar diversas lesões da coluna vertebral. Porém, é necessário que o paciente procure um Fisioterapeuta especialista para uma avaliação criteriosa e seleção do conjunto de técnicas que vão compor o tratamento.

  • Dor lombar (lombalgia)
  • Dor ciática (dor na parte de trás da perna e/ou pés)
  • Cervicobraquialgia (dor no pescoço que irradia para o braço)
  • Dores de cabeça de origem cervical
  • Dor na coluna por hérnia de disco
  • Dor nas costas
  • Coluna travada
  • Dor no ombro
  • Dor no quadril

O QUE SÃO OS ESTALOS DA QUIROPRAXIA?

O estalido, por vezes, provocado pelas manipulações da quiropraxia, são denominados tecnicamente como cavitação. 

Importante salientar que a cavitação provocada pela quiropraxia, NÃO significa que está ocorrendo alterações no posicionamento das vértebras da coluna. Portanto, os efeitos da quiropraxia não ocorrem porque a vértebra foi “colocada no lugar”. 

Estudos científicos atuais revelam que os efeitos da Quiropraxia podem estar relacionados a alterações neurofisiológicas, que promovem, dentre vários efeitos, alívio da dor e melhora da mobilidade articular.

Portanto, a Quiropraxia realizada por Fisioterapeuta especialista é uma técnica segura e altamente eficaz no tratamento das lesões da coluna vertebral.

Gostou? Compartilhe.

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn

Comente o que achou!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais!

Posts relacionados

Mais populares

Contato:

Endereço:

Smart Doc Consultórios – Edifício Center Point Mata da Praia

Rua Nahum Prado, Nº 80, Sala 01, Mata da Praia – República

Mapa:

Bruno Lopes Fisioterapeuta © 2024 – Todos os direitos reservados