Você está sentindo dores na lombar ou nas costas, já tomou vários medicamentos e não resolveu seu problema? O texto abaixo é para você.
Já foi em vários médicos, que receitaram um monte de remédios, mas sua dor lombar ainda está te incomodando?
Se esse for o seu problema o que está esperando para ler o texto abaixo para conhecer mais sobre sua dor na coluna e buscar um tratamento definitivo para sua dor?
Dor lombar ou lombalgia caracteriza-se por dor na região das vértebras da coluna vertebral lombar.
Assim como dor de cabeça ou dor na barriga, dor lombar é apenas um sintoma e pode ser causada por vários fatores como hérnia de disco, alterações nas vértebras ou ligamentos, alterações nos músculos da coluna ou até mesmo problemas emocionais.
Na maioria dos casos, não é possível determinar a causa da dor lombar, sendo denominada como inespecífica, ou seja, sem causa definida. Porém, isso não impede o tratamento adequado da lombalgia.
TRATAMENTO MAIS EFICAZ PARA DOR LOMBAR
O tratamento mais adequado para dor lombar é oferecido por um Fisioterapeuta especialista em coluna. Sim! A fisioterapia é uma profissão de nível superior e o Fisioterapeuta, assim como o médico, tem especialidades que tratam determinadas lesões de maneira bem específica.
O Dr. Bruno Lopes, é Fisioterapeuta especialista em coluna, com 17 anos de experiência, pós graduação em ortopedia, e formações em técnicas avançadas como a Quiropraxia, Maitland, Mulligan, Pilates clínico, Mackenzie que serão utilizadas para melhorar de maneira definitiva das dores na coluna causada por hérnia de disco.
Portanto, se você passou por 10 ou mais sessões de Fisioterapia e não melhorou, não coloque a culpa na profissão, e sim, no profissional que te atendeu. Certamente, ele não te ofereceu o tratamento mais adequado ao seu problema.
Para melhora definitiva da dor lombar é necessário três procedimentos: Terapia manual (técnicas de quiropraxia e/ou osteopatia), exercícios terapêuticos específicos para coluna (Mackenzie) e Educação em dor (orientações gerais sobre dor lombar). Esse tipo de tratamento permite que a dor lombar seja resolvida no máximo com 5 consultas e só é oferecido por um Fisioterapeuta especialista em coluna.
REMÉDIOS NÃO RESOLVEM A DOR LOMBAR
Na maioria dos casos, medicamentos como analgésicos e/ou antiinflamatórios não resolvem a dor lombar. Isso acontece porque a dor lombar, na maioria das vezes, não ocorre devido a alterações inflamatórias da coluna e sim, por alterações mecânicas. Por isso, as técnicas fisioterapêuticas especializadas são as mais eficazes no tratamento da dor lombar.
DOR LOMBAR NÃO PRECISA DE CIRURGIA
97% das dores lombares não precisam de cirurgia.
Esses procedimentos só são indicados em casos de outras doenças que se disfarçam de dor na região lombar – denominadas red flags.
- Infecções
- Câncer
- Síndrome da cauda equina
- Fratura
Essas, são condições muito específicas, que aparecem em 1% a 3 % dos casos de dores na lombar e que justificam a cirurgia com tratamento para dores na lombar.
COLUNA TRAVADA – O QUE FAZER?
Em caso de travamento da coluna lombar, alguns procedimentos paliativos podem ajudar a aliviar o sintomas:
Compressa de água morna no local da dor
Deitar de barriga para baixo com 2 travesseiros abaixo do quadril
Em caso de alívio, manter-se ativo com movimentos controlados
Porém, esses procedimentos acima não resolverão a dor lombar de maneira definitiva. Você precisa de um tratamento com Fisioterapeuta especialista em coluna.
PRECISO FAZER RESSONÂNCIA MAGNÉTICA EM CASO DE CRISE DE DOR LOMBAR?
Não há comprovação científica de que realizar ressonância magnética ajude no tratamento da dor lombar inespecífica. Na maioria dos casos, não há correlação entre as imagens e os sintomas apresentados pelo paciente.
Logo, ressonância magnética só deve ser realizada em casos muito específicos de dor na lombar, onde sinais e sintomas apresentados pelo paciente sejam sugestivos de comprometimento neurológico grave ou de outras doenças que estão se disfarçando de dor na coluna.