Fisio Bruno Lopes https://doutorbrunolopes.com.br Sat, 07 Sep 2024 00:58:12 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.6.4 NERVO CIÁTICO INFLAMADO: QUAL MELHOR TRATAMENTO? https://doutorbrunolopes.com.br/tratamento-do-nervo-ciatico/ https://doutorbrunolopes.com.br/tratamento-do-nervo-ciatico/#respond Sat, 31 Aug 2024 17:32:47 +0000 https://doutorbrunolopes.com.br/?p=300183 DOR NO NERVO CIÁTICO: ENTENDA TUDO SOBRE ESSE PROBLEMA

O nervo ciático está localizado na parte posterior do corpo humano, estendendo-se desde a coluna lombar até os pés. 

O nervo ciático é o mais longo do corpo humano, sendo responsável pela transmissão de sinais nervosos e no controle dos músculos das pernas e dos pés.

Em caso de inflamação e compressão, o nervo ciático pode referir dor ao longo do seu trajeto, condição essa denominada ciática ou dor ciática.

QUAIS SÃO AS CAUSAS DA DOR NO NERVO CIÁTICO

O nervo ciático pode ser inflamado ou comprimido por algumas lesões como:

  • Hérnia de disco na coluna lombar (L4-L5/L5-S1): causa mais comum de dor no ciático. Caracteriza-se pelo extravasamento do núcleo pulposo do disco intervertebral e compressão do nervo em sua origem na coluna lombar.
  • Estenose de canal: estreitamento do canal vertebral que promove a compressão do nervo ciático.
  • Síndrome do Piriforme: Em casos onde o nervo passa entre os ventres musculares do piriforme (músculo da região glútea), pode ocorrer compressão e desencadeamento dos sintomas.

QUAIS SINAIS E SINTOMAS DA DOR NO CIÁTICO INFLAMADO

A inflamação ou compressão do nervo ciático pode provocar:

  • Dor ao longo do trajeto no nervo ciático
  • Formigamento ao longo do trajeto no nervo ciático
  • Dormência ao longo do trajeto do nervo ciático
  • Perda de força nas pernas e/ou pés
  • Dificuldade para caminhar (claudicação)

QUAL TRATAMENTO MAIS INDICADO PARA DOR NO NERVO CIÁTICO INFLAMADO

O tratamento para dor no ciático é realizado por Fisioterapeuta especialista em coluna.

O Dr. Bruno Lopes, é Fisioterapeuta especialista em coluna, com 17 anos de experiência, pós graduação em ortopedia, e formações em técnicas avançadas como a Quiropraxia, Maitland, Mulligan, Pilates clínico, Mackenzie que serão utilizadas para melhorar de maneira definitiva as dores no nervo ciático.

No tratamento, o Fisioterapeuta vai avaliar detalhadamente o paciente e, a partir disso, definir o tratamento mais adequado. 

De maneira geral, o tratamento do nervo ciático envolve terapia manual (quiropraxia, Osteopatia), exercícios terapêuticos (Mackenzie) e orientações sobre cuidados com a coluna no momento da crise de dor no ciático.

Aparelhos como TENS (popular choquinho), laser, ultrassom ou alongamentos aleatórios dos músculos da perna, muito utilizados em clínicas de plano de saúde, não são indicados para tratamento do nervo ciático. Se você passou por esse tratamento e não melhorou, esse é o motivo.

EXERCÍCIOS PARA MELHORAR O DOR NO NERVO CIÁTICO INFLAMADO

Apesar da internet e redes sociais está repleta de dicas de alongamentos com a promessa de melhorar a dor no ciático, realizar esse procedimento pode piorar, e muito, a dor no ciático.

Com o nervo ciático inflamado ou comprimido, ao realizar alongamento da perna, estará esticando ainda mais o nervo aumentando o processo de inflamação e, consequentemente, piorando a dor.  

Portanto, não faça alongamento para o nervo ciático. Procure um Fisioterapeuta especialista em coluna para se livrar desse problema.

O Dr. Bruno Lopes, é Fisioterapeuta especialista em coluna, com 17 anos de experiência, pós graduação em ortopedia, e formações em técnicas avançadas como a Quiropraxia, Maitland, Mulligan, Pilates clínico, Mackenzie que serão utilizadas para melhorar de maneira definitiva as dores no nervo ciático.

]]>
https://doutorbrunolopes.com.br/tratamento-do-nervo-ciatico/feed/ 0
QUIROPRAXIA: ENTENDA TUDO SOBRE ESSA ESPECIALIDADE DA FISIOTERAPIA https://doutorbrunolopes.com.br/quiropraxia-entenda-tudo-sobre-essa-especialidade-da-fisioterapia/ https://doutorbrunolopes.com.br/quiropraxia-entenda-tudo-sobre-essa-especialidade-da-fisioterapia/#respond Sat, 31 Aug 2024 16:16:38 +0000 https://doutorbrunolopes.com.br/?p=300175 Concebida em 1895 por Daniel David Palmer, nos EUA, a Quiropraxia constitui-se como uma filosofia de tratamento centrado no realinhamento vertebral através de técnicas de manipulação. Etimologicamente, seu nome faz referência a “Quiro” (mãos) e “praxis”(prática).

QUAL PROFISSIONAL PODE REALIZAR A QUIROPRAXIA?

No Brasil, o COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional),  através da resolução 220 de maio de 2001, estabelece a Quiropraxia como uma especialidade da Fisioterapia. 

O Dr. Bruno Lopes, é Fisioterapeuta especialista em coluna, com 17 anos de experiência, pós graduação em ortopedia, e formações em técnicas avançadas como a Quiropraxia, Maitland, Mulligan, Pilates clínico, Mackenzie que serão utilizadas para melhorar de maneira definitiva das dores na coluna causada por hérnia de disco.

O Fisioterapeuta, é o profissional de nível superior, com conhecimentos de anatomia humana, biomecânica, fisiologia humana, cinesiologia, traumato-ortopedia, sendo altamente capacitado para avaliação e execução das técnicas de quiropraxia de maneira segura e eficaz.

Portanto, a quiropraxia NÃO É e NÃO PODE SER UTILIZADA POR MÉDICOS, uma vez que esses profissionais não possuem capacitação teórica e prática para aplicação da técnica. 

Logo, quiropraxia segura e eficaz é oferecida por FISIOTERAPEUTA ESPECIALISTA.

COMO FUNCIONA O TRATAMENTO COM A QUIROPRAXIA?

Basicamente, o Fisioterapeuta especialista avalia detalhadamente a coluna vertebral do paciente, através de testes clínicos científicos. Em seguida, seleciona de maneira criteriosa as regiões da coluna que podem e devem ser manipuladas.

QUAIS LESÕES DA COLUNA A QUIROPRAXIA TRATA?

A quiropraxia é muito eficaz para tratar diversas lesões da coluna vertebral. Porém, é necessário que o paciente procure um Fisioterapeuta especialista para uma avaliação criteriosa e seleção do conjunto de técnicas que vão compor o tratamento.

  • Dor lombar (lombalgia)
  • Dor ciática (dor na parte de trás da perna e/ou pés)
  • Cervicobraquialgia (dor no pescoço que irradia para o braço)
  • Dores de cabeça de origem cervical
  • Dor na coluna por hérnia de disco
  • Dor nas costas
  • Coluna travada
  • Dor no ombro
  • Dor no quadril

O QUE SÃO OS ESTALOS DA QUIROPRAXIA?

O estalido, por vezes, provocado pelas manipulações da quiropraxia, são denominados tecnicamente como cavitação. 

Importante salientar que a cavitação provocada pela quiropraxia, NÃO significa que está ocorrendo alterações no posicionamento das vértebras da coluna. Portanto, os efeitos da quiropraxia não ocorrem porque a vértebra foi “colocada no lugar”. 

Estudos científicos atuais revelam que os efeitos da Quiropraxia podem estar relacionados a alterações neurofisiológicas, que promovem, dentre vários efeitos, alívio da dor e melhora da mobilidade articular.

Portanto, a Quiropraxia realizada por Fisioterapeuta especialista é uma técnica segura e altamente eficaz no tratamento das lesões da coluna vertebral.

]]>
https://doutorbrunolopes.com.br/quiropraxia-entenda-tudo-sobre-essa-especialidade-da-fisioterapia/feed/ 0
DOR LOMBAR: QUA MELHOR REMÉDIO? QUAL MELHOR TRATAMENTO? https://doutorbrunolopes.com.br/dor-lombar-diagnostico-e-tratamento/ https://doutorbrunolopes.com.br/dor-lombar-diagnostico-e-tratamento/#respond Fri, 30 Aug 2024 18:14:16 +0000 https://doutorbrunolopes.com.br/?p=300170 Você está sentindo dores na lombar ou nas costas, já tomou vários medicamentos e não resolveu seu problema? O texto abaixo é para você.

Já foi em vários médicos, que receitaram um monte de remédios, mas sua dor lombar ainda está te incomodando?

Se esse for o seu problema o que está esperando para ler o texto abaixo para conhecer mais sobre sua dor na coluna e buscar um tratamento definitivo para sua dor?

Dor lombar ou lombalgia caracteriza-se por dor na região das vértebras da coluna vertebral lombar.

Assim como dor de cabeça ou dor na barriga, dor lombar é apenas um sintoma e pode ser causada por vários fatores como hérnia de disco, alterações nas vértebras ou ligamentos, alterações nos músculos da coluna ou até mesmo problemas emocionais.

Na maioria dos casos, não é possível determinar a causa da dor lombar, sendo denominada como inespecífica, ou seja, sem causa definida. Porém, isso não impede o tratamento adequado da lombalgia.

TRATAMENTO MAIS EFICAZ PARA DOR LOMBAR

O tratamento mais adequado para dor lombar é oferecido por um Fisioterapeuta especialista em coluna. Sim! A fisioterapia é uma profissão de nível superior e o Fisioterapeuta, assim como o médico, tem especialidades que tratam determinadas lesões de maneira bem específica. 

O Dr. Bruno Lopes, é Fisioterapeuta especialista em coluna, com 17 anos de experiência, pós graduação em ortopedia, e formações em técnicas avançadas como a Quiropraxia, Maitland, Mulligan, Pilates clínico, Mackenzie que serão utilizadas para melhorar de maneira definitiva das dores na coluna causada por hérnia de disco.

Portanto, se você passou por 10 ou mais sessões de Fisioterapia e não melhorou, não coloque a culpa na profissão, e sim, no profissional que te atendeu. Certamente, ele não te ofereceu o tratamento mais adequado ao seu problema. 

Para melhora definitiva da dor lombar é necessário três procedimentos: Terapia manual (técnicas de quiropraxia e/ou osteopatia),  exercícios terapêuticos específicos para coluna (Mackenzie) e Educação em dor (orientações gerais sobre dor lombar). Esse tipo de tratamento permite que a dor lombar seja resolvida no máximo com 5 consultas e só é oferecido por um Fisioterapeuta especialista em coluna.

REMÉDIOS NÃO RESOLVEM A DOR LOMBAR

Na maioria dos casos, medicamentos como analgésicos e/ou antiinflamatórios não resolvem a dor lombar. Isso acontece porque a dor lombar, na maioria das vezes, não ocorre devido a alterações inflamatórias da coluna e sim, por alterações mecânicas. Por isso, as técnicas fisioterapêuticas especializadas são as mais eficazes no tratamento da dor lombar. 

DOR LOMBAR NÃO PRECISA DE CIRURGIA

97% das dores lombares não precisam de cirurgia. 

Esses procedimentos só são indicados em casos de outras doenças que se disfarçam de dor na região lombar – denominadas red flags. 

  • Infecções
  • Câncer
  • Síndrome da cauda equina
  • Fratura

Essas, são condições muito específicas, que aparecem em 1% a 3 % dos casos de dores na lombar e que justificam a cirurgia com tratamento para dores na lombar. 

COLUNA TRAVADA – O QUE FAZER?

Em caso de travamento da coluna lombar, alguns procedimentos paliativos podem ajudar a aliviar o sintomas:

Compressa de água morna no local da dor

Deitar de barriga para baixo com 2 travesseiros abaixo do quadril

Em caso de alívio, manter-se ativo com movimentos controlados

Porém, esses procedimentos acima não resolverão a dor lombar de maneira definitiva. Você precisa de um tratamento com Fisioterapeuta especialista em coluna.

PRECISO FAZER RESSONÂNCIA MAGNÉTICA EM CASO DE CRISE DE DOR LOMBAR?

Não há comprovação científica de que realizar ressonância magnética ajude no tratamento da dor lombar inespecífica. Na maioria dos casos, não há correlação entre as imagens e os sintomas apresentados pelo paciente.

Logo, ressonância magnética só deve ser realizada em casos muito específicos de dor na lombar, onde sinais e sintomas apresentados pelo paciente sejam sugestivos de comprometimento neurológico grave ou de outras doenças que estão se disfarçando de dor na coluna.  

]]>
https://doutorbrunolopes.com.br/dor-lombar-diagnostico-e-tratamento/feed/ 0
HÉRNIA DE DISCO – O QUE É? QUAIS SINTOMAS DESSA PATOLOGIA DA COLUNA https://doutorbrunolopes.com.br/hernia-de-disco-o-que-e-quais-sintomas-dessa-patologia-da-coluna/ https://doutorbrunolopes.com.br/hernia-de-disco-o-que-e-quais-sintomas-dessa-patologia-da-coluna/#respond Fri, 30 Aug 2024 16:54:19 +0000 https://doutorbrunolopes.com.br/?p=300157 Hérnia de disco se caracteriza pelo extravasamento do núcleo gelatinoso central através de uma fissura do anel cartilaginoso externo do disco intervertebral.

Essa patologia afeta de 5 a 8% das pessoas que sofrem  com dores na coluna vertebral, sendo as colunas lombar e cervical as mais acometidas. 

Os discos intervertebrais localizados entre as vértebras lombares L4-L5 e L5-S1 são os mais acometidos podendo causar sintomas como:

1- Dor na parte baixa da coluna

2- Travamento súbito da coluna após movimento

3- Alteração de sensibilidade nas pernas ou pés

4- Formigamento das pernas ou pés

5- Dor lombar na posição sentada 

6- Dor nas costas ao dobrar a coluna para pegar objetos 

Em alguns casos, as dores lombares melhoram após 3 meses sem a necessidade de tratamento. Porém, mesmo nesses casos, é necessário procurar um Fisioterapeuta especialista em coluna para realizar uma avaliação detalhada e um programa de exercícios terapêuticos com objetivo de restaurar a mobilidade e a estabilidade da coluna lombar. 

Pessoas que não procuram ajuda profissional especializada, tem grandes chances de apresentar outros episódios de dor lombar, piorando o quadro clínico e dificultando a recuperação total da coluna.

QUAL PROFISSIONAL TRATA HÉRNIA DE DISCO

Nos casos de hérnia de disco, o Fisioterapeuta especialista em coluna é um profissional adequado para avaliar e tratar a dor lombar causada por hérnia de disco.

O Dr. Bruno Lopes, é Fisioterapeuta especialista em coluna, com 17 anos de experiência, pós graduação em ortopedia, e formações em técnicas avançadas como a Quiropraxia, Maitland, Mulligan, Pilates clínico, Mackenzie que serão utilizadas para melhorar de maneira definitiva das dores na coluna causada por hérnia de disco.

Através de uma avaliação detalhada, o Fisioterapeuta especialista será capaz de analisar as alterações de movimento causadas pela hérnia e, através de técnicas manuais e exercícios terapêuticos, vai promover a melhorar da dor e o retorno do indivíduo as atividades do dia a dia.

CONHEÇA OS NÚMEROS SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

  • 97% das pessoas que são acometidas por hérnia de disco não precisam de passar por cirurgia, sendo o tratamento fisioterapêutico especializado o mais indicado.
  • É a 2ª maior causa de afastamentos das atividades de trabalho, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares
  • Aproximadamente 6 milhões de brasileiros são acometidos por hérnia de disco.
  • A hérnia de disco acomete principalmente pessoas na faixa etária de 25-45 anos

SAIBA QUAIS AS CAUSAS DA HÉRNIA DE DISCO

  • Hereditariedade
  • Traumas de repetição ou diretos
  • Permanecer sentado ou  em pé por longos períodos, principalmente no trabalho
  • Trabalho que provoca vibração
  • Inclinar e girar o tronco com frequência

SINTOMAS DA  DOR LOMBAR POR HÉRNIA DE DISCO

A maioria das hérnias de disco são assintomáticas. Degeneração, discopatia degenerativa, osteófitos são nomes que aparecem normalmente em exames de imagem como a ressonância magnética. Porém, esses achados são normais, na maioria das vezes não provocam sintomas e estão relacionados com o processo natural do envelhecimento humano.

A hérnia de disco só provoca sintomas quando o núcleo central do disco intervertebral extravasa e comprime os nervos da coluna. Quando esse processo ocorre na região lombar, mais especificamente entre as vértebras L4-L5 ou L5-S1, o indivíduo pode apresentar além de dores na coluna, sinais e sintomas na parte posterior da coxa, joelho e panturrilha. Tal condição recebe o nome de dor ciática.

CONHEÇA OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA HÉRNIA DE DISCO

Coluna torta quando entra em crise

Dor lombar que persiste por longos períodos

Travamento de coluna com frequência

Formigamento e/ou dormência nas pernas

Dificuldade para locomoção, pegar objetos e realizar atividades do dia a dia.

Dificuldade de ficar sentado por longos períodos.

]]>
https://doutorbrunolopes.com.br/hernia-de-disco-o-que-e-quais-sintomas-dessa-patologia-da-coluna/feed/ 0